domingo, 27 de setembro de 2009

Foz do Lizandro btt - 27/Set./2009


Seis e meia da manha, o dia ainda estava um pouco escuro, o que me fez pensar "que grande pancada", a cama ali ao lado e eu a tomar o caminho da porta.

Depois do café fizemos-nos à estrada. O ponto de encontro foi na encosta norte da Praia de S. Julião ou Ericeira Sul, (como preferirem), que aquando da nossa chegada já estava recheada de "prós". O Rodolfo, o Paulinho, a Ana e o Victor, chegaram bem mais junto a hora de sair, mas o importante é que chegaram.

O grupo era grande, mas pouco passava das 8h20 quando começamos o passeio. Os primeiros 20 kms foram duros, embora nada de dramático. Obviamente que o meu distanciamento do núcleo do grupo ganhou algum significado, mas o Pedro estava perfeitamente a altura dos melhores. No entanto a melhor parte ainda estava para vir.

Depois de muito subir, descemos em direcção ao rio. Senhor de paisagens extraordinárias e trilhos fantásticos, sempre a exigirem muita atenção, quer pela sua beleza quer pelas armadilhas que se sucediam a cada pedalada.

A sucessão de furos, algumas quedas e a minha lentidão fizeram retardar a chegada as arribas da praia de S. Julião, cujo cheiro a mar começou a fazer-nos companhia muito antes que os olhos pudessem desfrutar dos seus tons de azul e verde.

Afinal valeu a pena deixar a cama tão cedo. Os Metralhas, os 100 Mãos e amigos foram fantásticos, muito pacientes e o espírito do btt prevaleceu durante todo o passeio.

Resta-me apenas agradecer a todos os que tiveram, (por diversas vezes), de estar à "espera do Nuno".

Aqui ficam as nossa fotos e do Rodolfo:

As fotos do Jorge:

E as fotos dos Metralhas:
video

NDraker e Paranhos
O pó dos trilhos alimenta-nos o ego.


domingo, 13 de setembro de 2009

5º Passeio btt Terrugem SNT - 13 Setembro 2009

Terrugem, mar e serra como fronteira.... inicialmente após a análise do site da organização pensei mesmo antes de sair de casa........vou fazer 30km... pois a preparação pós férias ainda não é a melhor....

No entanto e após sair de casa e verificar que o tempo estava fresco, a animação já era outra, após paragem em Barcarena (desta vez fui eu buscar o Nuno... raramente acontece) ....chegamos à partida.

Organização porreira, com indicações mesmo antes da Terrugem a indicar BTT, cruzamentos e rotundas.....logo aqui a sinalização estava aprovada.....o levantamento dos Dorsais (ás 8h) foi rápido apesar da minha inscrição não ter sido recebida!!!!

No acto do levantamento uma folha com os dois percursos assinalados e a respectiva altimetria.....aí....não pensei duas vezes...vou até São Julião (50 km) e em boa a hora o fiz...o Nuno não estava para aí virado....(Nuno 30km...Pedro 50Km) boa até aqui nos entendemos ou seja...lá mais para a frente e quando não houver alternativas de passeios podemos pensar em fazer os 30 ou os 50km....

O inicio e infelizmente não foi muito positivo pois a partida fez-se com quase 30 m de atraso...incompreensível pois o BTT é um passatempo e a família não merece que o almoço se atrase por causa de quem quis ficar mais meia hora na cama.....

Os primeiros Km`s foram muito rápidos e deram para alongar o pelotão não permitindo grandes engarrafamentos (pelo menos qd eu passei) algum alcatrão no entanto verificava-se que se tratava de colocar a malta nos trilhos..... o percurso estava relativamente bem sinalizado, no entanto todas as grandes alterações de direcções, estas não estavam sinalizadas, provocando alguns embaraços qd a velocidade era um pouco superior ao normal.... as descidas essas e algumas exigiam algum cuidado pois haviam muitas pedras, e a inclinação também era acentuada...... belas paisagens..... Praia do Magoito, Praia de São Julião......5 *****, ou seja, bastante positiva esta manhã...

Qt á participação do Nuno, pelo que sei e qd ia ao telefone comigo teve um pequeno descuido e PIMBA, CATRAPUMBA.... e cabeça no chão, a memória foi-se temporariamente o capacete já era........ o que não poderia ter acontecido caso o capacete tivesse ficado em casa!!!!!

Pois é, desta vez o capacete mostrou-me para que serve, tendo entregue a alma ao criador. Quanto a memória, pouco depois voltou ao normal, mais ou menos na altura em que foi apanhado pelo João Silva, com quem segui até ao fim do passeio.

No entanto o meu inicio foi um pouco diferente, a minha falta de velocidade deixou-me no meio do pelotão e com os aceleras a tentarem passar a todo o custo, de tal forma que ainda não tinha 2 kms concluídos quando foi arrastado para o chão por cima de um acelera que tentou passar entre dois quando o espaço não o permitia.

Acrescento apenas que antes de chegamos as fantásticas arribas, muitos dos trilhos tinham resíduos de construções caseiras e mesmo algum lixo, situação obviamente lamentável pelo que achei importante não deixar passar em branco.

Mas como disse o Pedro, manhã bastante positiva.

Fotos:

O pó dos trilhos alimenta-nos o ego.
Paranhos / NDraker

domingo, 6 de setembro de 2009

Casal de Barbas BTT - TRUCIFAL 6-9-09


Entre as vinhas e a Serra do Socorro era o chamaris deste passeio.....como primeiro passeio posso classificar de muito bom, pois apesar do percurso duro, a beleza e os trilhos eram de grande qualidade.....
Apesar de não ter a companhia habitual ontem qd decidi ir foi a melhor decisão que tomei pois por certo em 2010 caso se repita lá estarei.
A hora de inicio foi ás 9h30m, o calor já começava a apertar no entanto suportável, os pomares cheios de fruta (maças, pêras......) e as vinhas cheias de uvas...........sem duvida que foram uma excelente paisagem que me fez recordar os tempos de infância aonde a "CHINCHADA" fazia parte da diversão.......

Entre tanta subida sem duvida que a subida á serra foi divinal....a paisagem soberba......."Malta temos de lá ir vale a pena" como disse na altura a uns companheiros as minhas passagens pela A8 junto da Serra já não vão ser iguais, pois este dia irá ser recordado.......


Mais uma vez os objectivos foram ultrapassados.......
Sem duvida, gostei muito.....
35km duros e ao mesmo tempo espetaculares........