domingo, 1 de maio de 2011

Silveira – Fátima 01-05-2011

Começou bem cedo a nossa “peregrinação” eram 6h30 da manhã já o meu ferrinho se dirigia para o altar á nossa Sra. de Fátima na Silveira para me abençoar na jornada que aí vinha, e também para a foto da praxe. Toca de dar ao pedal para me encontrar com o Póvoa na BP dos Casalinhos e para daí seguirmos em direcção a Torres Vedras a fim de nos encontrarmo-nos com a Ana a 3ª e ultima companheira de viagem. Com a hora de encontro marcada para as 7h10 foram só 30 minutos que tivemos que esperar pela Ana, como de costume os horários não são o forte dela. Estando juntos lá recomeçámos a nossa viagem em boa velocidade, breve paragem no Bombarral para um cafezinho e prosseguimos viagem. A boa disposição era constante… foto aqui e ali, quilómetro atrás de quilómetro fomos passando as localidades e cumprimentando as gentes. O Póvoa estabeleceu o objectivo de “estar a penar” ás 10h, ou seja estar a subir a N8 em Alfeizerão ás 10h. Sabendo que a “minha falange de apoio” estava á minha espera na Tornada aumentei o ritmo para que os meus colegas do pedal não tivessem que parar. Breve paragem para me encher de força com os beijos e abraços da filhota e da patroa, sem terem parado o Póvoa e a Ana já lá iam e tive que me aplicar para os apanhar, pagando depois a factura na subida para as 3Torres (Alfeizerão). Devagar devagarinho cheguei lá acima e aproveitei para parar, para descansar e ligar para o Restaurante Santa Rita, para confirmar a ementa do almoço. Dali a Alcobaça foram cerca de 5 kms literalmente a voar, visto ser a descer e sem nenhum vento. Atravessámos Alcobaça mesmo pelo meio da praça (ao jeito do ciclocoss), e começamos as subidas, 1º a de Aljubarrota que nunca mais acabava, breve paragem na Cruz da Légua para reforço alimentar, onde aproveitei para esfregar os músculos com o abençoado voltarem, visto os ditos já se começarem a queixar. Retomadas as pedaladas era tempo de me começar a mentalizar para a subida que aí vinha, visto faltarem alguns quilómetros para a Batalha e daí até Fátima ser, como o Póvoa diz, “sempre a penar” ou seja sempre a subir… Os últimos 10kms foram-me bastante penosos, o Póvoa e a Ana estavam nas sete quintas, subir é com eles, e eu começava a temer não conseguir chegar a Fátima… Unicamente com a pretensão de cumprir a promessa, pensei comigo mesmo que desistir era impensável, nem que demorasse 2h até Fátima… Não sei quanto tempo demorei, mas desde a Batalha a Fátima foi no mínimo 1h só com uma paragem… Ao ver o Póvoa e a Ana à minha espera, ganhei novo alento e os ultimos 4 quilometros, apesar das dores nas pernas e das cainbras pedalei com garra sabendo que faltava muito pouco para o Santuário. Tivemos o previlégio de assistir ainda ao fim da celebração que marcou a beatificação do Papa João Paulo II...




Cheguei ao Santuário pelas 12h10 com 5h10 a dar ao pedal… Cumpri todos os objectivos que me tinha proposto… a sensação de dever cumprido foi deliciosa, rezar á Mãe de todas as mães a agradecer… procurar a Família, algumas fotos… e vamos ao banho que já se faz tarde...










Dirigimo-nos ao parque nº3 e aos balneários do SEPE para o merecido banho e para arrumar as bikes na carrinha.



Ás 14h estávamos no Restaurante para um manjar digno desse nome… Fomos muito bem atendidos, comemos e bebemos muito bem, num restaurante familiar em que sem dúvida também nos sentimos parte dessa família. Pelas 16h era tempo de voltar a casa, fiz o percurso em sentido inverso e interiormente ia pensando para mim mesmo, eu subi isto?!? Consegui!?!
Tenho que agradecer aos meus companheiros de “peregrinação” o Póvoa e a Ana, por serem como são e estarem lá quando é preciso. Ao Vítor por nos estar a dar apoio com a carrinha e pelas palavras de apoio tanto dele como da família do Póvoa na subida do Reguengo do Fetal onde já me faltavam as forças para continuar.
Agradecer também ao Sr. Sérgio, á Família e aos empregados do Restaurante Stª Rita por tão bem nos terem recebido, ficando a promessa de lá voltar sempre que vá a Fátima, assim haja lugar :-).
Agradecer especialmente á minha família por me terem incentivado, antes e durante a minha “peregrinação”.
Por último quero agradecer a Deus e á Sra. de Fátima por tudo…




Fotos aqui







Cumps



RODAS

1 comentário:

  1. Isto é que é raça!
    Parabéns amigos por mais um objectivo cumprido.
    Um abraço
    NMR

    ResponderEliminar