quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Paranhos da Beira_Ortigueira_Carvalhal

Manhã fria com o termómetro a marcar os 3 graus pelas 9 horas.

Ponto de encontro hoje só com o Pina no "Terreiro da Igreja" para dar inicio a mais uma voltinha de descompressão.

Saída em direcção ao Pradinho aonde o ritmo era sem duvida elevado pois a inclinação descendente era muita....entrada num vale aonde avistava a Quinta do Gonçalvinho a todo o Santuário da Santa Eufémia e nas costas a grandiosa Serra da Estrela....sem duvida paisagem espectacular.....


Após esta passagem descida muito técnica até á Ortigueira, aonde qualquer BTTista fica com os penos arrepiados de tão espectacular que é a descida....chegada junto do leito do Rio Mondego local aonde se constroi uma nova Barragem que esperamos seja mais um motivo de interesse de uma região para quem o Turismo pode ser uma saída para estes tempos difíceis em que vivemos.


Após uns km a ciclar junto do leito eis que a subida para o Carvalhal da Loiça se impunha com a passagem por um Largar de Azeite infelizmente em ruínas em que nos seus tempos áureos era movido a água...


Chegada ao Carvalhal e aí decidimos ir até visitar mais um local histórico o qual ao fim de muitos anos descobri...uma Anta que infelizmente já foi adulterada pelo homem junto de um engenho de retirar a água também este num estado de conservação de deixar a desejar.


Após umas fotos eis que nos dirigimos a mais um monumento histórico de uma Anta junto da estrada que liga Paranhos da Beira a Vale Torto e de seguida até a uma perto da Sobreda esta sim num estado de conservação exemplar.



Após 35 km aproximadamente chegada novamente a Paranhos e com o desejo de repetir passeios destes (muito culturais) rapidamente nesta bela zona..



Paranhos



Fotos em:




Track em:



Sem comentários:

Enviar um comentário