quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Aldeias do Xisto 5, 6 e 7 de Outubro de 2012


 Foram três os impulsionadores que com muita antecedência deram corpo à conquista dos trilhos das famosas Aldeias históricas do interior Centro.
As terras de Xisto receberam de assalto os destemidos Paulo Osório, Adalberto Carvalho e Pedro Almeida, aos quais se juntaram mais quatro excelentes trepadores e animadores, Paulo Coelho, Vítor Cândido, Luís Ramos e Nuno Santos.
O início ficou repartido por dois pontos de encontro, um na margem sul e outro na margem norte do rio Tejo, para depois convergirem na área de serviço de Aveiras às 8h15m.
A chegada á Lousã deu-se pelas 11h15, com uma paragem estratégica em Condeixa para um pequeno repasto em forma de pastel de nata gigante, (para alguns com canela).
Depois dos habituais preparativos de equipamento e do aprumar das bikes, pouco passava das 11h45 quando os pneus começaram a rolar, já que foi para isso que a malta veio até á Lousã.
Inicio com uma subida em alcatrão com 4 km e uma de inclinação bem acentuada (puro aquecimento). Alguma controvérsia á mistura quanto ao sentido do track, até que finalmente o desfecho, mais uma vez, mostrou que o organizador não falha.
O Casal Novo foi a primeira aldeia a receber a nossa visita, pequena mas muito bem cuidada e acima de tudo habitada por uma empresária bem Portuguesa, que nos descreveu um pouco da história deste pequeno canto e da sua casa típica que aluga a quem por estas bandas quiser disfrutar de dias que voam no tempo. Feitas as despedidas e os agradecimentos, no horizonte surge a Talasnal, esta bonita aldeia ficou sem dúvida marcada pela hospitalidade e pelas sandes de queijo e paio, ai, ai...
Á saída do Talasnal, esperava-nos uma subida que obrigou a queimar todas as calorias ingeridas e mais alguma de reserva. Com a chegada ao ponto mais alto, chegou também o primeiro imprevisto, falhamos a entrada num dos cruzamentos e a descida por um trilho fora de rota, retirou-nos a possibilidade de visitar o Terreiro das Bruxas e o Vale de Nogueira, (irei voltar a este tema no final aonde irei classificar os pontos positivos e negativos deste fim de semana). Chegada à Pousada por volta das 16h00, para um banho retemperador e marcada a saída para as 17h45, mas esta de carro para visitar Candal e Catarredor.
De volta à Pousada e após o jantar fizemos um pequeno Briffing pelas 23h para definir horários do dia seguinte.

FOTOS 1º Dia: https://picasaweb.google.com/102172656476890248264/AldeiasDoXisto1Dia_5Out_2012?authkey=Gv1sRgCMephLzPl6rpPA#5797644383566739218

No segundo dia, (sábado), conforme acordado a saída deu-se pelas 07h45 com destino a Gondramaz. Sem dúvida e como referenciado pelo plano de estudo, o dia mais longo e duro da aventura… 80 km com 2600 m de acumulado. O tempo bem fresco deu-nos as boas vindas à chegada a Gondramaz, aldeia que está no topo das melhores e mais bem preservadas aldeias que vimos nos 3 dias.
Vencida a etapa mais dura, o início da pedalada deu-se por volta das 09h00 e para não variar toca a subir, subir e porque não subir um pouco mais, o que valeu foi que a boa disposição continuava a imperar.
Pelo caminho avistamos um pequeno veado, verdadeiros momentos para retemperar forças do desgaste do nosso dia-a-dia na cidade carregado de confusão.
A chegada á Cumeada desvendou-nos uma vista privilegiada de Castanheira de Pera, passagem por um parque eólico de grande dimensão e uma vista em redor onde se via tudo e todos, fantástico. Desfrutarmos os privilégios concedidos, toca a descer até á Praia de Ana de Avis onde fizemos uma paragem para devorar umas sandocas de queijo e presunto servidas a preceito.
Continuamos até às Fragas de São Simão, local paradisíaco com uma água transparente a puxar para um mergulho, mais um local top.
A partir daí o bem bom tinha terminado, agora toca a subir de volta a Gondramaz, passando pelo centro de BTT da Ferraria de São João, prosseguindo até mais um local de vista estrondosa, S. João do Deserto. O retorno a Gondramaz fez-se já com o sol a desaparecer, por volta das 19h00.


FOTOS 2º Dia: https://picasaweb.google.com/102172656476890248264/AldeiasDoXisto2Dia_6_Out_2012?authkey=Gv1sRgCJLn-8D-kMHzfA#5797651108843000802

No terceiro dia, saída á mesma hora mas a deslocação até ponto de partida teve de ser feita de carro numa extensão de 65 km. Foi perto das 09h00 que chegamos a Casal da Lapa, e vamos lá por o material Ok que já se faz tarde. Este dia foi sem dúvida o mais marcante, não por demérito dos outros percursos mas sim pelo mérito destes trilhos do Concelho de Pampilhosa da Serra.



Partimos de Casal da Lapa em direcção a Unhais o Velho com um panorama excelente sobre a Barragem de Santa Luzia, passagem por Aredas com uma pequena paragem para uma bucha de barras, gel e marmelada. Reinicio com uma da subida até ao ponto mais alto (1023 m) para usufruir de uma singular paisagem sobre as Aldeias do Xisto e os Penedos de Fajão. O dia proporcionou também trilhos verdadeiramente de BTT com single tracks técnicos de pedalar e chorar por mais.

Como ultimo dia foi mesmo o dia da pouca sorte pois, 3 furos, um espigão partido, uma queda.
 
Para terminar em beleza estes 3 grandes dias nada melhor que um banho em plenas águas da Barragem de Santa Luzia.....


FOTOS 3º Dia:
https://picasaweb.google.com/102172656476890248264/AldeiasDoXisto3Dia_07Out2012?authkey=Gv1sRgCLPf09y7sqa6Ng#5797664377208185810

> Grupo, "malta" do bom e do melhor
> Locais de passagem excelentes
> Vistas brutais
> Percurso e sinalizações do 3º Dia
> muito, muito mais.....

PONTOS NEGATIVOS

> Marcações no primeiro dia na Zona da Lousã...muito mau, mesmo péssimo, pela análise efectuada julgamos que se trata de um abandono total por parte dos responsáveis.
> Centro de BTT de Casal da Lapa fechado para férias de 1 a 15 de Outubro, sei lá o que dizer… incrível, não havia ninguém para substituir a senhora que está de férias!!!!
 
Esta foi sem duvida uma das aventuras para mais tarde recordar e acima de tudo para repetir em 2013 num outro lugar deste nosso país maravilhoso......
 
Pedro Miguel Almeida
 


1 comentário: