quinta-feira, 15 de abril de 2010

15-04-2010 FSR XC test drive

Depois de muita insistência por parte dos meu colegas de pedaladas para que experimentasse uma FS e tendo em conta que a rocky estaria na revisão durante uma semana, lá acedi e “cravei” á Motovedras uma FSR XC Expert (testdrive).
Não muito crente em diferenças significativas entre o meu cavalinho de pau e a fsr xc, lá fui fazer o “test drive”. Dia chuvoso, por sorte durante a volta não choveu, com os trilhos novamente bastante enlameados a obrigar a reforçar o kit de unhas. Pois é meus amigos, não podia estar mais enganado, é a noite para o dia a diferença é abismal.
Começando no facto da rocky ter uma tora 302 (100) e a fsr xc ter uma reba sl (120), o que torna a leitura do terreno impressionante, as reacções da frente da bicicleta são extraordinárias aquando comparadas com a minha, que por muito que amorteça passam sempre alguns esticões para os braços. Fiz um pequeno teste que já tinha feito com a rocky e não tinha conseguido fazê-lo na totalidade, que foi subir uma escadaria com cerca de 30 degraus com diferença de altura de degrau a degrau de aproximadamente 7 cm e digo-vos pareceu-me estar a subir normalmente tal era a forma como o conjunto suspensão/amortecedor absorviam os impactos.
A entrada em curva é sempre a fundo, ficando sempre com a sensação que podia ter dado um pouco mais de velocidade. O amortecedor de trás (fox triad) é demais, raramente senti necessidade de sair de cima do selim, tanto a subir com a descer, note-se que pedalei durante muito tempo com o amortecedor aberto e pouco em propedal.
Os singletracks dão um gozo tremendo, as curvas feitas em lateral de uma forma mais agressiva aumentam os níveis adrenalina exponencialmente. Quanto á transmissão posso dizer que é extremamente precisa e que o desviador traseiro XT combinado com a restante transmissão Deore funciona ás mil maravilhas. Os travões, uau, travam mas travam. Para quem está habituado a uns Deore a diferença é abismal, com os meus utilizo as duas manetes ao mesmo tempo, nos Avidjuici4 basta usar o traseiro e “deitar” a bicicleta para entrar nas curva ao jeito 4x4, o mesmo é dizer a cavar terreno para depois imprimir toda a força na pedalada de recuperação.
Resumindo o comportamento da bicicleta surpreendeu-me muito pela positiva, o conjunto está equilibradíssimo sem falhas á excepção talvez do banco que é um pouco duro, nada que não se resolva. Tudo o resto é irrepreensível.
Portanto resta-me agradecer ao Ricardo da Motovedras pela oportunidade e juntar uns trocos para a vermelhinha…

Sai uma para a mesa do canto…

Cumps
RODAS

3 comentários:

  1. Grande Rodas, agora é só chegar a frente e vamos a Idanha-a-Nova com mais uma linda menina.
    Um abraço
    NMR

    ResponderEliminar
  2. ouve lá ou Rodas....agora fazes os 210km enquanto eu vou fazer os 105km.......

    Bota nota que tu mereces....

    Paranhos

    ResponderEliminar
  3. Vou já daqui de bike, eh, eh, eh...

    Cumps
    RODAS

    ResponderEliminar